Avaliação e Apoio Psicoterapêutico

Psicologia do Adolescente –   Coaching Psicodramático para Adolescentes

Através de metodologia  Psicodramática, Psicologia Positiva e Vivencial, pretende-se treinar os adolescentes para superar os desafios da vida, bem como organiza-la.

Neste sentido apoiamos jovens entre os 12 e os 25 anos, no sentido de conhecer as suas competências, estabelecer metas, desenvolver um trabalho emocional de modo a terem o stress como um aliado e não como um factor destrutivo na sua vida.

Objectivo:  tornar os adolescentes mais  responsáveis  pelas suas acções, saber aceitar regras e limites e melhorar o seu processo de poder de decisão.

 

Coaching Psicodramático para Adolescentes / Psicologia do Adolescente (Conflitos, regras, organizar rotinas/identidade/ sexualidade/auto-estima e auto-conceito, comunicação, dar ferramentas para superar desafios e saber lidar com a adolescência – pais, irmãos, professores, sociedade);

Perturbação ansiedade (stress, medos, fobias, ataques pânico, obsessões, compulsões);

Terapia de casal (comunicação, troca de papel, valorização pessoal e do outro, regras e rotinas)

Valorização pessoal (auto-estima, auto-conceito, criação de objectivos, identidade, competências e motivação);

Comportamentos aditivos (droga, álcool, tabaco, jogo, sexo, compras, internet).

Curso preparação para parto (preparação emocional dos pais, importância dos afectos, toque, sono, comunicação com barriga e preparação através da reflexologia para o dia do nascimento e relaxamento da grávida e bebé para ansiedade, sono).

Psicodrama individual, casal e Grupo. Como terapia individual que se realiza em grupo, o Psicodrama, possibilita o protagonismo a cada elemento do grupo, a representação do presente, passado ou futuro – a forma de praticar a vida, sem se ser punido pelos erros daí decorrentes – ao longo das sessões, dramatizam-se questões internas de cada um, transportando-as para o drama externo com o grupo, operacionalizando-se desta forma a terapia, com a ajuda de um Terapeuta conhecido como Director.

Utilizam-se técnicas como a troca de papéis, solilóquio, interposição de resistências, técnica de espelho, auto-representação, jogos dramáticos, desdobramento do eu, sem palavras, realização simbólica, expressão corporal, desenho, dança, música, marionetas, entre outras, foi possível explorar os problemas, levantar hipóteses “diagnosticadas” e terapêuticas, criando insight, promovendo a criação de estratégias futuras de comportamento.

 

Actuamos ao nível de questões  que desafiam o dia a dia dos adolescentes:

Regras e limites

Medos, inseguranças  e motivações

Auto-estima, confiança  e questões de identidade

Agitação e mediação de conflitos

Distúrbios alimentares

Perturbação do sono

Redução absentismo escolar

Prevenção de drogas e doenças sexualmente transmissíveis

 

As técnicas de coaching psicodramático para adolescentes são poderosas no que respeita ao equilíbrio e organização da rotina, objectivos e vida do adolescente.

Pais e filhos apresentam menos conflitos familiares porque aprendem a comunicar, através da troca de papéis, técnica conhecida em Psicodrama Moreniano. Ensinamos os pais a compreender  o porquê do distanciamento dos seus filhos, e saberem lidar com factores externos de modo a formarem uma melhor identidade do seu adolescente.

 

Metodologia

Entrevista com Adolescente e Pais

Avaliação

Autodesenvolvimento, autoconhecimento e auto-estima

Nucleo do EU

Novas competências

Motivação para mudança e  planeamento eobjectivos

Criação de métodos próprios, autonomia

Processo de decisão e responsabilidade

 

“Sabia que um jovem de 15 anos tem mais informação do que tinham os filósofos gregos?… é muita informação para uma só cabeça!

 

Acordar cansado

Comportamento impaciente

Dores de cabeça

Raiva perante obstáculo

Dificuldade de concentração falha de memória

 

Estes sintomas, entre muitos outros, são exibidos por um número cada vez maior de jovens. Como podem eles aprender a lidar com estes elevados níveis de stress e transformar a informação numa oportunidade de enriquecimento intelectual?…”

                                                                                                            Augusto Cury

 

Valorize os seus dias

com Bárbara Ramos Dias