A minha filosofia de intervenção alavanca a valorização pessoal, estimula a criatividade e diminui níveis de stress, resultando em maior produtividade.
Fatores diferenciadores na formação
Foco no planeamento e projecção dos objectivos;
Experimentar diferentes papéis para haver mudança do interior para exterior;
Organizações e pessoas colocam-se do lado da causa, responsabilizar através de criatividade e espontaneidade;
“Diga-me e eu esquecerei,
Ensine-me e eu lembrarei,
Envolva-me e eu aprenderei!”
Psicologia Positiva
Níveis de Retenção no Processo de Aprendizagem:
23% do que ouvem
43% do que vêem e ouvem
70% do que vêem, ouvem e vivenciam
Carga Horária das Formações – 4h, 8h, 12, 16h, 35h à medida da empresa. Grupos de 8 a 60 pax.
Formação de Stress como combustível
” Num espaço de expressão dramática, pretende-se que cada interveniente desenvolve as suas competências, pessoais, sociais, profissionais, intelectuais camufladas pelo stress do dia a dia de modo a potenciar o EU, logo o NÓS – Empresa”. BRD
OBJECTIVO –Promover a compreensão dos mecanismos associados ao stress, e saber lidar com o stress como um aliado;
Mudança pessoal de resposta aos desafios do quotidiano da empresa e aprendizagem de técnicas de redução de tensão nervosa e de programação positiva para a excelência, definindo um plano de desenvolvimento pessoal e auto-estima na promoção da organização e responsabilização, logo resultados exteriores visíveis. Ter o stress como aliado. Vivências expressivas de bom stress; Vivências para desenvolvimento de competências emocionais, comunicacionais e assertividade; Desenvolvimento de competências cognitivas, sociais, relacionais, afectivas e interpessoais pela expressão musical; Stress como desequilíbrio de ordem física, emocional ou psíquica; Stress positivo como combustível para a motivação, maior desempenho, força de vontade e até alegria; Stress e eustress;
Aprender através da expressão dramática a forma consciente de escolher stress ou eustress e aprender a geri-lo.
Formação de Valorização pessoal
“Empresas adeptas á valorização pessoal têm maiores índices de produtividade, são mais criativas! Construção espontânea dos diferentes “Eu” e seu impacto no desenvolvimento pessoal;” BRD
Objectivo Recriar através da expressão novos papéis experimentando a mudança;
Conteúdo Programático
Reconstrução de papéis sociais e profissionais através de máscaras em psicodrama;
Criar e sonhar através de expressão dramática vivencial – criação de objectivos;
O som que me integra… vivencias e valorização pessoal os diferentes “EU”;
Vivências expressivas em grupo e troca de papéis “o lugar do outro”.
Motivação e equipas de alto rendimento
“Quem tem o poder de brincar focaliza-se sempre nas soluções e alternativas!” BRD
Quanto mais confiante, mais produtivo!
OBJECTIVO: através de metodologias expressivas dar ferramentas para contribuir para os formandos se sentirem mais confiantes de mofo a focar em soluções alternativas;
Conteúdo Programático:
Aprender como ter regulação emocional; Adquirir habilidades sociais mais elevadas. Compreender a sua motivação; Suplantar patamares e bloqueios mentais; Estados mentais e hábitos não produtivos; Como lidar com personalidades fortes Recebendo a aprovação de qualquer forma; Exercícios vivências / Roll-Play / Toda a teoria está apoiada em exercícios;
Vivências expressivas em grupo e troca de papéis.
Gestão de interesses e conflitos
“Um ancião índio norte-americano, certa vez, descreveu seus conflitos internos da seguinte maneira:
– Dentro de mim há dois cachorros. Um deles é cruel e mau. O outro é muito bom, e eles estão sempre a brigar.
Quando lhe perguntaram qual o cão que ganhava a briga, o ancião parou, reflectiu e respondeu:
– Aquele que eu alimento mais frequentemente.” Paulo Coelho
Objectivos através do saber fazer, com uma componente muito prática, pretende-se que os formandos adquiram estratégias para identificar e saber lidar com conflitos do dia a dia.
Conteúdo Programático
Saber aplicar a comunicação e relacionamento interpessoal
Descrever técnicas de gestão do conflitos
Comunicação nas equipas de trabalho
Compreender barreiras à comunicação na Equipa
Definir importância da comunicação
Explicar o conceito de comunicar
Listar competências da comunicação
Saber as barreiras que impedem a comunicação
Introduzir no dia a dia atitudes no relacionamento interpessoal
Saber prevenir e controlar conflitos na relação atendedor-cliente
Gerir reclamações
Aprender a diagnosticar a natureza do conflito para gerar mudança
Saber como actuar perante conflito
Identificar níveis e efeito de conflito
Gestão de emoções
Formação Absentismo só nas férias
“O problema em nossas vidas não é a ausência de saber o que fazer, mas a ausência de fazê-lo.” Peter Drucker
Objectivo: Num espaço experimental, pretende-se que cada interveniente desenvolva as suas competências e potencialidades de modo a prevenir o absentismo oriundo do stress, estados apáticos, depressões e ansiedades, factores estes que podem influenciar a restante Equipa pela negativa. Redução de absentismo, melhoria auto-estima, logo da produtividade.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Nunca o EU poderá encontrar-se através de si mesmo, só poderá encontrar-se através de um outro, do TU;
Redescoberta de potencialidades e competências camufladas pela vida e stress;
Liberdade da espontaneidade, criatividade e competitividade da organização;
Resposta ao stress e quebra de barreiras;
Foco nas soluções, auto confiança e auto segurança;
Praticar a vida sem ser punido pelos actos decorrentes de determinado comportamento.
Experimentar a mudança, troca de papéis, espelho e solilóquio.
Pepitas de Alegria
Bárbara Ramos Dias