Formação

A minha filosofia de intervenção  alavanca a valorização pessoal, estimula a criatividade e diminui níveis de stress, resultando em maior produtividade.

Fatores diferenciadores na formação

Foco no planeamento e projecção dos objectivos;

Experimentar diferentes papéis  para haver mudança do interior para exterior;

Organizações e pessoas colocam-se do lado da causa, responsabilizar através de criatividade e espontaneidade;

“Diga-me e eu esquecerei,

Ensine-me e eu lembrarei,

Envolva-me e eu aprenderei!”  

                    Psicologia Positiva

Níveis de Retenção no Processo de Aprendizagem:

23% do que ouvem

43% do que vêem e ouvem

70% do que vêem, ouvem e vivenciam

Carga Horária das Formações – 4h, 8h, 12, 16h, 35h à medida da empresa. Grupos de 8 a 60 pax.

Formação de Stress como combustível

” Num espaço de expressão dramática, pretende-se que cada interveniente desenvolve as suas competências, pessoais, sociais, profissionais, intelectuais camufladas pelo stress do dia a dia de modo a potenciar o EU, logo o NÓS – Empresa”. BRD

OBJECTIVOPromover a compreensão dos mecanismos associados ao stress, e saber lidar com o stress como um aliado;

Mudança pessoal de resposta aos desafios do quotidiano da empresa e aprendizagem de técnicas de redução de tensão nervosa e de programação positiva para a excelência, definindo um plano de desenvolvimento pessoal e auto-estima na promoção da organização e responsabilização, logo resultados exteriores visíveis. Ter o stress como aliado. Vivências expressivas de bom stress; Vivências para desenvolvimento de competências emocionais, comunicacionais e assertividade; Desenvolvimento de competências cognitivas, sociais, relacionais, afectivas e interpessoais pela expressão musical; Stress como desequilíbrio de ordem física, emocional ou psíquica; Stress positivo como combustível para a motivação, maior desempenho, força de vontade e até alegria; Stress e eustress;

Aprender através da expressão dramática a forma consciente de escolher stress ou eustress e aprender a geri-lo.

Formação de Valorização pessoal

“Empresas adeptas á valorização pessoal têm maiores índices de produtividade, são mais criativas! Construção espontânea dos diferentes “Eu” e seu impacto no desenvolvimento pessoal;” BRD

Objectivo Recriar através da expressão novos papéis  experimentando a mudança;

Conteúdo Programático

Reconstrução de papéis sociais e profissionais através de máscaras em psicodrama;

Criar e sonhar através de expressão dramática vivencial – criação de objectivos;

O som que me integra… vivencias e valorização pessoal os diferentes “EU”;

Vivências expressivas em grupo e troca de papéis “o lugar do outro”.

Motivação e equipas de alto rendimento

“Quem tem o poder de brincar focaliza-se  sempre nas soluções e alternativas!” BRD

Quanto mais confiante, mais produtivo!

OBJECTIVO:  através de metodologias expressivas dar ferramentas para contribuir para os formandos se sentirem  mais confiantes de mofo a focar em soluções alternativas;

Conteúdo Programático:

Aprender como ter regulação emocional; Adquirir habilidades sociais mais elevadas. Compreender a sua motivação; Suplantar patamares e bloqueios mentais; Estados mentais e hábitos não produtivos; Como lidar com personalidades fortes Recebendo a aprovação de qualquer forma; Exercícios vivências / Roll-Play / Toda a teoria está apoiada em exercícios;   

Vivências expressivas em grupo e troca de papéis.

Gestão de interesses e conflitos

Um ancião índio norte-americano, certa vez, descreveu seus conflitos internos da seguinte maneira:

– Dentro de mim há dois cachorros. Um deles é cruel e mau. O outro é muito bom, e eles estão sempre a brigar.

Quando lhe perguntaram qual o cão que  ganhava a briga, o ancião parou, reflectiu e respondeu:

– Aquele que eu alimento mais frequentemente.” Paulo Coelho

Objectivos através do saber fazer, com uma componente muito prática, pretende-se que os formandos adquiram estratégias para identificar e saber lidar com conflitos do dia a dia.

Conteúdo Programático

Saber aplicar a comunicação e relacionamento interpessoal

Descrever técnicas de gestão do conflitos

Comunicação nas equipas de trabalho

Compreender barreiras à comunicação na Equipa

Definir importância da comunicação

Explicar o conceito de comunicar

Listar competências da comunicação

Saber as barreiras que impedem a comunicação

Introduzir no dia a dia atitudes no relacionamento interpessoal

Saber prevenir e controlar conflitos na relação atendedor-cliente

Gerir reclamações

Aprender a diagnosticar a natureza do conflito para gerar mudança

Saber como actuar perante conflito

Identificar níveis e efeito de conflito

Gestão de emoções

Formação Absentismo só nas férias

“O problema em nossas vidas não é a ausência de saber o que fazer, mas a ausência de fazê-lo.”     Peter Drucker

Objectivo: Num espaço experimental, pretende-se que cada interveniente desenvolva as suas competências e potencialidades de modo a prevenir o absentismo oriundo do stress, estados apáticos, depressões e ansiedades, factores estes que podem influenciar a restante Equipa pela negativa. Redução de absentismo, melhoria auto-estima, logo da produtividade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Nunca o EU poderá encontrar-se através de si mesmo, só poderá encontrar-se através de um outro, do TU;

Redescoberta de potencialidades e competências camufladas pela vida e stress;

Liberdade da espontaneidade, criatividade e competitividade da organização;

Resposta ao stress e quebra de barreiras;

Foco nas soluções, auto confiança e auto segurança;

Praticar a vida sem ser punido pelos actos decorrentes de determinado comportamento.

Experimentar a mudança, troca de papéis, espelho e solilóquio.

Pepitas de Alegria

                      Bárbara Ramos Dias