Uma casa arrumada trás tranquilidade e equilíbrio emocional, mais, melhor gestão de tempo.
Conseguindo organizar a sua casa é mais fácil alterar pequenos hábitos e rotinas, e com isto
ganhar tempo de qualidade para fazer o que realmente lhe dá prazer.

Sabia que ao arrumar as gavetas de sua casa, está a organizar a cabeça bem como ordenar os
pensamentos?

Então agora, depois das férias, está na hora de “pôr as mãos na massa”.

A minha sugestão é que enquanto arruma, organiza, limpa, ouça música que gosta e lhe dê
energia. Vai ajudar no planeamento.

Habitualmente, a confusão de uma casa desarrumada, é reflexo da confusão que vai na
cabeça do seu dono. Ao arrumar vai sentir-se mais organizado mentalmente, o que se traduz
num melhor planeamento e criação de objetivos.

Lembre-se sempre, espaços bonitos resultam numa Vida Bonita e arrumada. Pelo contrário,
espaços desarrumados, causam estados de tristeza, desorganização de pensamento e

instabilidade, para além de serem o espelho de que algo não está bem consigo. Não é isso que
quer, pois não?

Arrumar a casa, não é mais do fazer um inventário do que realmente gostamos. Arrumar
significa agarrar em casa objeto e perguntar se de facto ele nos inspira alegria. Perante isso, ou
fica ou vai para lixo.

Este poder de decisão, traz-nos auto- confiança. Pode pensar: “Esta camisola traz-me boas
recordações?”. Se a resposta for não, desapegue-se e deite fora.

Pode parecer-lhe estranho, mas ao conseguir ter esta confiança nas suas decisões, vai também
conseguir muito mais facilmente atingir os seus objetivos.

De acordo com o Artigo publicado na Vichy, e escrito por nós. Sugerimos 5 conselhos para ser
mais organizado.
“Voltámos do verão com uma necessidade imperiosa de organização. As ideias surgidas nos
dias livres não nos saem da cabeça e o ritmo alucinante de Setembro, com e-mails a cair a cada
5 segundos, faz soar o alarme: Arrumar o quarto, o escritório, a casa e até os armários da casa
de banho. Tudo para (re)começar com o pé direito. Mas será que chega?

Uma coisa sabemos, a organização é decisiva para um dia-a-dia mais calmo e uma diminuição
dos níveis de stress. Mas será que sabemos realmente como fazê-lo? Uma coisa é certa: exige
compromisso, prática e foco. Mas não se preocupe: vamos ajudá-la a fazê-lo com sucesso, do
princípio e em 5 pontos. 3-2-1. Está pronta?

Agora depois da férias
Nº1 Aponte e faça listas
Atenção, estamos a falar de algo metódico e não de 20 listas em cadernos diferentes. Utilize
um único local para apontar, smartphone ou caderno, e ande sempre com ele na carteira.
Fazer uma lista é uma boa forma de economizar tempo e de selecionar o que realmente é
importante para si, hierarquicamente. Colocar os assuntos por pontos retrata a organização de
hábitos, projetos, desejos e até de necessidades. Quem não se lembra da lista de prós e
contras dos filmes de adolescentes para escolher o homem certo? Sabemos que hoje já não
precisamos desse tipo de apontamentos, mas saiba que a lógica nem era assim tão desprovida
de sentido. Até porque “definir os passos para cumprir um objetivo é meio caminho andando
para lá chegar”- explica Bárbara Ramos Dias. E, claro, não se esqueça de riscar tarefas, é um
processo que até pode até ser relaxante. Já alguma vez chegou a casa com tudo comprado de
uma lista de supermercado onde estava tudo? Além de poupar dinheiro, não corre o risco de
se esquecer dos ovos para aquela tarte especial.

A lista das listas : Todas as áreas da nossa vida podem ser listadas: casa, trabalho, saúde,
beleza, desejos, hotéis, livros para ler. Há sempre bons pretextos para listar. Mas como é que
pode garantir que realmente cumpre aquilo que escreveu? Além do compromisso consigo
mesma, que acabámos referir, podemos ainda recomendar-lhe aplicações para lhe dar o
“empurrão” de que necessita, tais como a Wunderlist, a Keep ou a Notes. Estas aplicações vão
relembrá-la daquilo que tem « por fazer », vão ajudá-la a definir objetivos, vão acompanhar o
seu desempenho, apontar as suas notas e ideias e, até, sincronizar tarefas com os seus
familiares e amigos.

N°2 Deitar fora, dar, selecionar… Agora!
Escolher. Bem sabemos o quanto uma peça pode parecer ser importante, mas quer um
conselho? Faça a seguinte questão: Há quanto tempo não usa esta peça? Esta pergunta é
válida para livros, cds, papéis, utensílios de cozinha,… São realmente importantes? Utiliza
tudo? É certo que há coisas que têm valor sentimental, mas duvidamos, seriamente, que tanta
emoção caiba nas suas gavetas. Verá que quando começar a fazer uma seleção do que
realmente precisa e a libertar espaço nos seus armários, tudo vai começar a parecer mais
organizado “Ao arrumar as gavetas da sua casa, estará, em simultâneo, a organizar a sua
cabeça e os seus pensamentos. Sentir-se-á melhor e a sua autoestima ficará reforçada.» –
Explica a psicóloga Bárbara Ramos Dias. Outro ponto importante, em todo este processo, é a
separação da roupa por estações. Pode utilizar sacos de vácuo para colocar as suas roupas
numa caixa própria até à próxima estação e ainda vai sentir o cheirinho a lavado passados
vários meses.
Sabia que? Ao mesmo tempo que toma decisões importantes e faz escolhas, está a trabalhar
sobre a sua confiança. Segundo a especialista “ter iniciativa em relação a itens próprios, decidir
se ‘ficam’ ou ‘vão’, reforça a sua confiança – útil para outros setores da sua vida”.

N°3 Crie e gira o seu próprio tempo
A gestão do tempo: este é um tópico que daria « pano para mangas »! Comece por fazer um
mapa de horas e tome nota do tempo que gastou alocado a cada projeto durante uma
semana. Seja verdadeira. Quanto tempo levou a ler e-mails? E quanto tempo perdeu a ir de
uma reunião para outra? Quantos minutos esteve ao telefone com uma amiga? E a fazer o
jantar? Aponte tudo, seja minuciosa. Garantimos-lhe que vai encontrar alguns focos de má
gestão rapidamente. Se fizer esta ação durante um mês vai, igualmente, ajudá-la a perceber o
que lhe « tira » mais tempo e o que, por outro lado, está a fazer de forma correta. A partir
desta análise, poderá reequilibrar e gerir tudo melhor. E atenção: não se esqueça de registar
os minutos passados nas redes sociais ao longo do dia. É provável que se surpreenda com o
número de horas que isso representa ao final de um mês.

N°4 Trabalho de grupo
Sabe como é importante trabalhar em equipa, mas provavelmente não tem a noção real do
quanto pode ajudá-la a gerir melhor o seu bem precioso: o tempo. Um dos princípios mais

importantes da organização é saber delegar. Seja em casa, seja no escritório. Organizar o
mundo à sua volta tem de começar com pequenos gestos e nada como utilizar a sua família
como cobaia.
Comece por ensinar aos seus filhos a importância de fazer todas as tarefas de casa e troque
“serviços” com eles. Faça tudo por etapas e vai ver que ao fim de uns tempos já verá os
resultados.

N°5 Um lugar para cada coisa
Não guarde uma cópia de cada objeto. Ordene por tema e em caixas personalizadas a gosto
(por exemplo, pode forrar com recortes de revistas algumas caixas de sapatos que já não usa e
depois plastificar). Assim, poderá organizar os seus batons, medicamentos, o seu kit de costura
ou de DIY.
No seu closet, mantenha as roupas arrumadas por género e cor (casacos, blazers, vestidos,
saias, blusas) e o mesmo se aplica às suas gavetas. Aplique pequenas divisões / separações
para organizar a roupa interior, as meias, os lenços ou os cintos. O objetivo? Não sobrepor! Já
sabe que é o primeiro passo para voltar ao seu ex-caos « organizado ». Além disso, vai reparar
que quando sabe onde está tudo, poupa muito tempo. “Uma casa arrumada traz
tranquilidade, equilíbrio emocional e proporciona uma melhor gestão de tempo. Ao organizar
a casa o processo de  alterar pequenos hábitos e rotinas torna-se mais simples. Ganhe tempo
de qualidade e faça o que realmente lhe dá prazer. »- Remata a psicóloga.”
Ao arrumar armários, gavetas e deitar fora o que não lhe inspira alegria, vai dar-lhe confiança e
organização ao mental para o dia a dia.

Comece já e envie as fotos do antes e depois.

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Pepitas de alegria,
Bárbara Ramos Dias
Psicóloga Especialista em Clínica e Saúde