40! O reinício da adolescência!
Adolescência é querer viver tudo intensamente, é o despertar de novas possibilidades e interesses, é querer “VIVER e sentir viva”. Quando fazemos 40 anos, parece que o universo carrega num botão no nosso cérebro, em que muda “chip”. Voltamos então ao pensamento de adolescente.
É verdade que não temos a genica dos 20, mas somos ainda jovens, e melhor, temos muito mais maturidade para planear e saborear cada momento. É uma idade maravilhosa, começamos a pensar mais em nós, naquilo que nos faz vibrar, e que nos faz felizes. Queremos viver como se não houvesse amanhã, é tempo de pensar o que andamos a fazer. Até a forma de vestir muda.
Para mim, é a melhor fase da vida, sentimo-nos frescas, cheias de vigor e energia. Parece que até gostamos de estar sozinhas, sem dramas e lamentações. O pensamento muda e desembaraça, a intimidade é mais prazerosa, mais suave, parece que algo desperta. É como na primavera, onde as flores desabrocham, existe o brilho no céu, os passarinhos cantam, vê-se casalinhos a namorar… essas são as mulheres com 40 anos e os homens com 50.
As mulheres com mais de 40 anos são caracterizadas pela confiança que têm em si mesmas. Parece que sabemos lidar melhor com o sétimo sentido. Compreendemos que a vida é amar os outros, mas, principalmente, amar a nós mesmas.
De fato, diz-se que quando uma mulher faz quarenta anos, começa a “a pisar forte”, a ser dona dos seus passos e a balancear o seu equilíbrio emocional e pessoal. É o momento em que podemos permitir-nos a crescer, o que implica limpar as feridas emocionais, ou qualquer outra questão que tenha ficado mal resolvida na primeira metade das nossas vidas.
Por isso, a partir dos 40, começamos a entender que cada pessoa tem um papel nas nossas vidas, que algumas nos põem à prova, outras utilizam-nos, mas também não faltará quem nos ame e nos ensine. Serão pessoas que tiram o melhor de nós, mas que nos emprestam um espelho para que possamos nos ver quando necessário. Iremos lembrar-nos sobretudo, de cada uma das aprendizagens extraídas.
Focamo-nos mais em nós e no que ainda queremos fazer. Lembro-me de pensar “estou a metade da minha vida útil… o que quero ainda fazer?” Vesti jardineiras, fiz umas tranças e lá fui eu para o stress do dia a dia, feliz por ter 40 anos”
VANTAGENS de ter 40 anos <3
- Mais maturidade e mais sabedoria;
- É fazer loucuras, sem culpa no dia seguinte;
- O pensamento muda, mais desembaraçada
- Até o riso parece mais palerma, mas mais atento e misterioso;
- Suavidade e serenidade e até brilho nos olhos;
- Tem mais experiência, mais autoconhecimento e por isso mais confiança;
- Sente-se mais bonita e sensual, com muito mais charme;
- Existe mais a noção do que quer e o que não quer, e por isso planeia novos objetivos com maior clareza;
- É altura perfeita para novos projetos, é a fase da autor realização, graças ao equilíbrio entre corpo e mente, corpo e mente;
- Consegue ultrapassar desafios com mais facilidade;
- Mudança de certos hábitos, até no vestir e no simples café pela manhã;
- A mulher com 40, cuida-se mais, propõe-se a novas metas e arrisca novas possibilidades;
- É querer viver e sentir-se viva, namorar, sair, passear, sentir amada. Até a postura nos relacionamentos muda;
- É querer aproveitar cada 10 minutos e saborear como se fossem os últimos
- É a idade do equilíbrio, da busca do equilíbrio emocional, psicológico, físico e espiritual;
- É como voltar à adolescência, mas com muito mais “bagagem”.
Bárbara Ramos Dias