Agendar Consulta

Blog

A importância dos livros no desenvolvimento das crianças

saúde mental

A leitura começa muito antes de as crianças saberem ler, por isso os livros devem fazer parte, desde cedo, do contexto infantil e familiar das crianças. Todo o contexto, quer familiar, quer educativo da criança deve proporcionar-lhe oportunidades que lhe permitam o contato com a leitura. Essas experiências agradáveis com a literatura devem ser convenientemente planeadas de modo a desenvolver na criança uma atitude positiva e de prazer pelos livros. Por isso, é papel dos pais e cuidadores introduzirem este hábito desde cedo, quer seja lendo para e com os filhos, ou dando o exemplo. O livro é um grande elo de aproximação entre pais e filhos, servindo como ferramenta para o diálogo, aprendizagem, além de ser um momento único de carinho, afeto e troca.

A leitura desempenha um papel educativo, recreativo e cultural. Um livro pode ser uma fonte de prazer, no entanto poderá ter uma ação mais profunda por ser uma fonte de enriquecimento, que favorece o desenvolvimento, a criatividade, a imaginação, o sentido crítico, a empatia, e permite que a criança entre em contato com o pensamento humano. Através da leitura, a criança aprende a língua, aumenta a cultura geral e expande os seus horizontes.

Na infância, a leitura é extremamente importante, pois é capaz de provocar sentimentos (promovendo competências de gestão emocional), promover associação do mundo imaginário a situações que as crianças vivem no cotidiano, ampliar a compreensão da realidade.  

 

10 Benefícios em ler com seus filhos:

  1. A empatia despertada pela narrativa gera uma reflexão para a criança e estimula seu desenvolvimento emocional;
  2. Aumenta a capacidade de concentração e atenção;
  3. Estimula a criatividade e as habilidades linguísticas, de memória e conhecimento dos pequenos;
  4. Amplia o vocabulário da criança;
  5. Ajuda no desenvolvimento da linguagem tanto escrita quanto oral;
  6. Aumenta a habilidade da escuta ativa;
  7. Estimula a imaginação e aguça a curiosidade;
  8. Provoca o senso crítico da criança;
  9. Ampliam várias conexões cerebrais que despertam hormonas do prazer e do relaxamento;
  10. Ajuda a criança a relaxar e a dormir melhor.