Organize a sua casa, arrume a sua cabeça
Uma casa arrumada traz tranquilidade e equilíbrio emocional, mais, melhor gestão de tempo. Conseguindo organizar a sua casa é mais fácil alterar pequenos hábitos e rotinas e, com isto, ganhar tempo de qualidade para fazer o que realmente lhe dá prazer.
Sabia que ao arrumar as gavetas de sua casa, está a organizar a cabeça bem como a ordenar os pensamentos?
Então agora, depois das férias, está na hora de “pôr as mãos na massa”.
A minha sugestão é que enquanto arruma, organiza, limpa, oiça música que gosta e lhe dê energia. Vai ajudar no planeamento.
Habitualmente, a confusão de uma casa desarrumada, é reflexo da confusão que vai na cabeça do seu dono. Ao arrumar vai sentir-se mais organizado mentalmente, o que se traduz num melhor planeamento e criação de objetivos.
Lembre-se sempre, espaços bonitos resultam numa vida bonita e arrumada. Pelo contrário, espaços desarrumados, causam estados de tristeza, desorganização de pensamento e instabilidade, para além de serem o espelho de que algo não está bem consigo. Não é isso que quer, pois não?
Arrumar a casa, não é mais do fazer um inventário do que realmente gostamos. Arrumar significa agarrar em casa objeto e perguntar se de fato ele nos inspira alegria. Perante isso, ou fica ou vai para o lixo.
Este poder de decisão, traz-nos autoconfiança. Pode pensar: “Esta camisola traz-me boas recordações?”. Se a resposta for não, desapegue-se e deite fora.
Pode parecer-lhe estranho, mas ao conseguir ter esta confiança nas suas decisões, vai também conseguir muito mais facilmente atingir os seus objetivos.
De acordo com o Artigo publicado na Vichy, e escrito por nós. Sugerimos 5 conselhos para ser mais organizado.
“Voltámos do verão com uma necessidade imperiosa de organização. As ideias surgidas nos dias livres não nos saem da cabeça e o ritmo alucinante de Setembro, com e-mails a cair a cada 5 segundos, faz soar o alarme: Arrumar o quarto, o escritório, a casa e até os armários da casa de banho. Tudo para (re)começar com o pé direito. Mas será que chega?
Uma coisa sabemos, a organização é decisiva para um dia-a-dia mais calmo e uma diminuição dos níveis de stress. Mas será que sabemos realmente como fazê-lo? Uma coisa é certa: exige compromisso, prática e foco. Mas não se preocupe: vamos ajudá-la a fazê-lo com sucesso, do princípio e em 5 pontos. 3-2-1. Está pronta?
Agora depois da férias
Nº1 Aponte e faça listas
Atenção, estamos a falar de algo metódico e não de 20 listas em cadernos diferentes. Utilize um único local para apontar, smartphone ou caderno, e ande sempre com ele na carteira. Fazer uma lista é uma boa forma de economizar tempo e de selecionar o que realmente é importante para si, hierarquicamente. Colocar os assuntos por pontos retrata a organização de hábitos, projetos, desejos e até de necessidades. Quem não se lembra da lista de prós e contras dos filmes de adolescentes para escolher o homem certo? Sabemos que hoje já não precisamos desse tipo de apontamentos, mas saiba que a lógica nem era assim tão desprovida de sentido. Até porque “definir os passos para cumprir um objetivo é meio caminho andando para lá chegar”- explica Bárbara Ramos Dias. E, claro, não se esqueça de riscar tarefas, é um processo que até pode até ser relaxante. Já alguma vez chegou a casa com tudo comprado de uma lista de supermercado onde estava tudo? Além de poupar dinheiro, não corre o risco de se esquecer dos ovos para aquela tarte especial.
A lista das listas : Todas as áreas da nossa vida podem ser listadas: casa, trabalho, saúde, beleza, desejos, hotéis, livros para ler. Há sempre bons pretextos para listar. Mas como é que pode garantir que realmente cumpre aquilo que escreveu? Além do compromisso consigo mesma, que acabámos referir, podemos ainda recomendar-lhe aplicações para lhe dar o “empurrão” de que necessita, tais como a Wunderlist, a Keep ou a Notes. Estas aplicações vão lembrá-la daquilo que tem « por fazer », vão ajudá-la a definir objetivos, vão acompanhar o seu desempenho, apontar as suas notas e ideias e, até, sincronizar tarefas com os seus familiares e amigos.
N°2 Deitar fora, dar, selecionar… Agora!
Escolher. Bem sabemos o quanto uma peça pode parecer ser importante, mas quer um conselho? Faça a seguinte questão: Há quanto tempo não usa esta peça? Esta pergunta é válida para livros, cds, papéis, utensílios de cozinha,… São realmente importantes? Utiliza tudo? É certo que há coisas que têm valor sentimental, mas duvidamos, seriamente, que tanta emoção caiba nas suas gavetas. Verá que quando começar a fazer uma seleção do que realmente precisa e a libertar espaço nos seus armários, tudo vai começar a parecer mais organizado “Ao arrumar as gavetas da sua casa, estará, em simultâneo, a organizar a sua cabeça e os seus pensamentos. Sentir-se-á melhor e a sua autoestima ficará reforçada.» – Explica a psicóloga Bárbara Ramos Dias. Outro ponto importante, em todo este processo, é a separação da roupa por estações. Pode utilizar sacos de vácuo para colocar as suas roupas numa caixa própria até à próxima estação e ainda vai sentir o cheirinho a lavado passados vários meses.
Sabia que? Ao mesmo tempo que toma decisões importantes e faz escolhas, está a trabalhar sobre a sua confiança. Segundo a especialista “ter iniciativa em relação a itens próprios, decidir se ‘ficam’ ou ‘vão’, reforça a sua confiança – útil para outros setores da sua vida”.
N°3 Crie e gira o seu próprio tempo
A gestão do tempo: este é um tópico que daria « pano para mangas »! Comece por fazer um mapa de horas e tome nota do tempo que gastou alocado a cada projeto durante uma semana. Seja verdadeira. Quanto tempo levou a ler e-mails? E quanto tempo perdeu a ir de uma reunião para outra? Quantos minutos esteve ao telefone com uma amiga? E a fazer o jantar? Aponte tudo, seja minuciosa. Garantimos-lhe que vai encontrar alguns focos de má gestão rapidamente. Se fizer esta ação durante um mês vai, igualmente, ajudá-la a perceber o que lhe « tira » mais tempo e o que, por outro lado, está a fazer de forma correta. A partir desta análise, poderá reequilibrar e gerir tudo melhor. E atenção: não se esqueça de registar os minutos passados nas redes sociais ao longo do dia. É provável que se surpreenda com o número de horas que isso representa ao final de um mês.
N°4 Trabalho de grupo
Sabe como é importante trabalhar em equipa, mas provavelmente não tem a noção real do quanto pode ajudá-la a gerir melhor o seu bem precioso: o tempo. Um dos princípios mais importantes da organização é saber delegar. Seja em casa, seja no escritório. Organizar o mundo à sua volta tem de começar com pequenos gestos e nada como utilizar a sua família como cobaia.
Comece por ensinar aos seus filhos a importância de fazer todas as tarefas de casa e troque “serviços” com eles. Faça tudo por etapas e vai ver que ao fim de uns tempos já verá os resultados.
N°5 Um lugar para cada coisa
Não guarde uma cópia de cada objeto. Ordene por tema e em caixas personalizadas a gosto (por exemplo, pode forrar com recortes de revistas algumas caixas de sapatos que já não usa e depois plastificar). Assim, poderá organizar os seus batons, medicamentos, o seu kit de costura ou de DIY.
No seu closet, mantenha as roupas arrumadas por gênero e cor (casacos, blazers, vestidos, saias, blusas) e o mesmo se aplica às suas gavetas. Aplique pequenas divisões / separações para organizar a roupa interior, as meias, os lenços ou os cintos. O objetivo? Não sobrepor! Já sabe que é o primeiro passo para voltar ao seu ex-caos « organizado ». Além disso, vai reparar que quando sabe onde está tudo, poupa muito tempo. “Uma casa arrumada traz tranquilidade, equilíbrio emocional e proporciona uma melhor gestão de tempo. Ao organizar a casa o processo de alterar pequenos hábitos e rotinas torna-se mais simples. Ganhe tempo de qualidade e faça o que realmente lhe dá prazer. »- Remata a psicóloga.”
Ao arrumar armários, gavetas e deitar fora o que não lhe inspira alegria, vai dar-lhe confiança e organização mental para o dia a dia.
Comece já e envie as fotos do antes e depois.
☺ Partilhe connosco ☺
Pepitas de alegria,
Bárbara Ramos Dias